Acessibilidade / Reportar erro

TRAZENDO A HISTÓRIA DE VOLTA: UMA REDE DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO CHILE COMEÇOU A VIDA

RESUMO

Objetivo

este artigo narra o processo de institucionalização da história como disciplina digna da Enfermagem no Chile.

Método

trata-se de um documento de discussão que reflete sobre as características, recursos e potencialidades da rede, bem como, a agenda futura para alcançar a sua consolidação.

Resultados

há um interesse crescente em aprender história da Enfermagem no Chile. Embora recente e um tanto desconectada dos debates contemporâneos mais amplos, essa iniciativa pode contribuir de forma proveitosa para o currículo de Enfermagem no país. Da mesma forma, torna-se evidente o crescente interesse pela história social e cultural, buscando compreender as diferentes realidades que envolvem a profissão.

Conclusão

a Rede Chilena de História da Enfermagem propõe a história como uma abordagem transformadora para a comunidade de Enfermagem. A sua contribuição a curto prazo à construção de identidade e capacitação profissional pode esclarecer ainda mais a compreensão de processos sociais mais amplos, como a diferenciação do trabalho das mulheres na esfera pública. É importante fortalecer a sua institucionalização na academia e conectar tópicos de pesquisa com histórias locais, nacionais e globais, bem como, colaborações de história em outros lugares, de modo a desenvolver agendas, comunidades epistêmicas e métodos. No entanto, esse processo tem representado um ponto de inflexão nos discursos e saberes da Enfermagem no país.

DESCRITORES
História da enfermagem; História; Pesquisa em enfermagem; Educação em enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br