Acessibilidade / Reportar erro

FATORES FÍSICOS E EMOCIONAIS ASSOCIADOS À SEVERIDADE DA DOR CRÔNICA NAS COSTAS EM ADULTOS: ESTUDO TRANSVERSAL

RESUMO

Objetivo:

determinar os fatores multidimensionais associados à severidade da dor crônica nas costas é essencial para traçar intervenções apropriadas. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar os fatores físicos e emocionais associados à severidade da dor crônica nas costas em adultos.

Método:

estudo descritivo analítico, de corte transversal, realizado entre novembro de 2017 e dezembro de 2018, em Estratégias de Saúde da Família, com 198 adultos com dor crônica nas costas. A severidade da dor, avaliada pelo Brief Pain Inventory, foi considera variável de desfecho; as variáveis interferência da dor nas atividades cotidianas (Brief Pain Inventory), incapacidade física (Questionário de Incapacidade de Rolland Morris), qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life-Brief) e limiar de dor (algômetro digital) foram consideradas variáveis explicativas. Análise multivariada de Regressão Linear Múltipla, usando o método stepwise com 5% de significância, foi conduzida para estabelecer modelo explicativo da severidade da dor.

Resultados:

a média de idade foi de 48,03 anos (desvio padrão: 12,41). A maioria eram mulheres, casadas e que trabalhavam. As variáveis que tiveram impacto na severidade da dor de forma significativa e conjunta foram interferência da dor nas atividades cotidianas (parâmetro: 0,196; valor p<0,001) e no humor (parâmetro: 0,054; valor p=0,039) e domínio físico da qualidade de vida (parâmetro: -0,032; valor p<0,001).

Conclusão:

fatores físicos (interferência da dor nas atividades cotidianas e domínio físico da qualidade de vida) e emocionais (interferência da dor no humor) desempenham importante papel na severidade da dor crônica nas costas, o que reforça o seu caráter multidimensional.

DESCRITORES:
Dor crônica; Dor nas costas; Medição da dor; Análise de regressão; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br