Acessibilidade / Reportar erro

A FIBROMIALGIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: DESENCADEAMENTO, CLÍNICA E ENFRENTAMENTO

RESUMO

Objetivo:

identificar as diferenças de gênero com o desencadeamento, a apresentação clínica e o enfrentamento da fibromialgia.

Método:

revisão integrativa da literatura, do tipo narrativa, realizada em cinco etapas sobre como as pesquisas discutem as diferenças de gênero na fibromialgia. Realizada em novembro de 2022 com os descritores fibromialgia/fibromyalgia, gênero/gender, nas bases LILACS, MEDLINE, BDENF e IBECS através da Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed. Incluíram-se estudos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra e de acesso livre, nos idiomas português, inglês e espanhol.

Resultados:

analisou-se 16 pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Espanha, México, Portugal, Egito, Israel, Itália e Colômbia. Não se encontrou estudos do Brasil e apenas em um deles há enfermeiro na autoria. Há prevalência da fibromialgia no gênero feminino e concordância de que pertencer a este gênero pode ser um fator de risco para a doença, pelo menor limiar de dor e maior sensibilidade à pressão e temperatura. Homens e mulheres têm percepções e experiências diferentes da dor e isto pode gerar subdiagnóstico em homens. Há baixa amostragem masculina nas pesquisas. Somente uma pesquisa abordou a população transgênera.

Conclusão:

há conclusões divergentes, com dados controversos e hipóteses para explicar a disparidade diagnóstica entre os gêneros e o baixo número de homens diagnosticados impacta nas pesquisas. Há um campo a ser explorado no Brasil sobre este tema e se evidencia necessidade de pesquisas com transgêneros. Análises que correlacionem os gêneros podem ajudar a reorganizar o manejo da fibromialgia para promover o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

DESCRITORES:
Fibromialgia; Dor crônica; Gênero; Sexo; Revisão de literatura

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br