Acessibilidade / Reportar erro

A COVID-19 E AS ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DA ANSIEDADE NA ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO E META-ANÁLISE

RESUMO

Objetivo:

mapear a produção do conhecimento sobre as estratégias utilizadas para o manejo da ansiedade, em profissionais de enfermagem, durante o enfrentamento da COVID-19, da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS)e da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

Método:

revisão de escopo, seguida de meta-análise, realizada nas fontes de informações BVS, EMBASE, PUBMED, CINAHL, PsycINFo, SCOPUS e Web of Science. O protocolo de revisão está registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews sob número CRD42020192918. As buscas em bases eletrônicas de dados foram realizadas no período de 22 a 27 de julho de 2020. Os dados foram analisados e sintetizados de forma narrativa.

Resultados:

31 estudos foram incluídos na revisão, destes, 12 incluídos na metanálise. Os profissionais de enfermagem apresentaram índices de ansiedade maiores do que os demais profissionais de saúde. Nas intervenções para o manejo da ansiedade, destacam-se suporte emocional, apoio social, campanha educacional, implementação de políticas de segurança e adoção de um estilo de enfrentamento positivo.

Conclusão:

as evidências sugerem que considerável proporção de profissionais de enfermagem vivenciou alto nível de ansiedade, interferindo na prevenção e no controle da COVID-19. Portanto, torna-se necessário o estabelecimento de protocolos de intervenções para redução da ansiedade, com linguagem clara e objetiva, propiciando suporte emocional, técnicas de enfrentamento positivo, ambiente de trabalho acolhedor, além de implementação de políticas que assegurem medidas protetivas contra a COVID-19.

DESCRITORES:
Ansiedade; Infecções por coronavírus; Enfermagem; Saúde mental; Síndrome respiratória aguda grave; Pessoal de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br