RESUMO
Objetivo
identificar a percepção dos enfermeiros sobre a utilidade das tecnologias de informação e comunicação na sua prática profissional, bem como na comunicação entre a equipe multidisciplinar.
Método
estudo quantitativo, descritivo, de caráter exploratório, realizado com 3.451 enfermeiros, de 36 instituições hospitalares de Portugal Continental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário. Na análise dos dados, utilizando o SPSS®, recorreu-se à estatística descritiva.
Resultados
das nove tecnologias em estudo constata-se que relativamente à sua utilidade na prática profissional, os enfermeiros qualificaram como útil ou muito útil a Intranet (84,3%), o Correio Eletrônico (79,5%), o SClínico® (74,8), o Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem (70,9%), o Sistema de Apoio ao Médico (63,2%), o Boletim informativo (62,9), o ALERT® (59,4%), a Plataforma de Dados da Saúde (42,8%) e o SONHO® (31,8). No que se refere à sua utilidade no âmbito da comunicação entre a equipe multidisciplinar, os enfermeiros qualificaram como útil ou muito útil o Correio Eletrônico (75,2%), a Intranet (74,2%), o SClínico (72,5%), o Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem (67,1%), o Sistema de Apoio ao Médico (63,6%), o ALERT® (58,9%), o Boletim informativo (57,2), a Plataforma de Dados da Saúde (40,1%) e o SONHO® (29,4%).
Conclusão
apesar da utilidade das tecnologias apresentar percentuais relevantes, torna-se pertinente analisar o motivo pelo qual a percepção de utilidade dos enfermeiros é superior para a Intranet e para o Correio Eletrônico quando comparados com as tecnologias específicas de dados assistenciais utilizadas no contexto hospitalar.
DESCRITORES
Enfermagem; Hospitais; Tecnologias em saúde; Tecnologia da informação; Prática profissional