Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA CATETERIZAÇÃO INTRAVENOSA PERIFÉRICA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

descrever os cuidados de enfermagem na cateterização intravenosa periférica em crianças hospitalizadas.

Método:

revisão integrativa realizada em novembro de 2020 nas bases de dados LILACS, CINAHL, MEDLINE, SciELO, BDENF e COCHRANE. A análise foi construída a partir dos processos desta revisão.

Resultados:

foram analisados 19 artigos, classificados quanto ao nível de evidência: nível II (5%), nível IV (21%), nível V (5%), nível VI (63%) e nível VII (5%). Categoria analítica “Assistência à criança hospitalizada que necessita de cateter intravenoso periférico”. A ultrassonografia foi considerada uma tecnologia que pode ser útil. O cateter mais utilizado e recomendando é o de calibre 24 Gauge e o ideal da fixação é utilizar filme transparente estéril. A punção em crianças é mais difícil do que adultos e está frequentemente associada a evento adverso. Não se recomenda a troca eletiva do cateter em crianças, mas ainda existem dúvidas. O escore de Acesso Intravenoso Difícil determina probabilidade de insucesso da cateterização. Profissionais de enfermagem especializados e treinados fazem a diferença nesse procedimento. Deve-se ter preocupação com a dor, utilizando artifícios farmacológicos e não farmacológicos para minimizá-la.

Conclusão:

esta revisão contribui para as boas práticas na assistência à cateterização intravenosa periférica em crianças e baseou-se em dados sobre as principais tecnologias utilizadas, formas de prevenção de eventos adversos, bem como ações de enfermagem que garantem o processo mais seguro e menos estressante para as crianças e seus familiares.

DESCRITORES:
Cateterismo periférico; Enfermagem pediátrica; Enfermagem neonatal; Segurança do paciente; Cuidados de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br