Acessibilidade / Reportar erro

MAPEAMENTO DOS APLICATIVOS MÓVEIS PARA O CUIDADO NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: REVISÃO DE ESCOPO

RESUMO

Objetivo:

mapear os aplicativos móveis para o cuidado na insuficiência cardíaca.

Método:

revisão de escopo baseada no método proposto pelo Instituto Joanna Briggs. Com a seguinte questão de pesquisa: quais os aplicativos móveis sobre insuficiência cardíaca são utilizados por profissionais da saúde, pessoas com insuficiência cardíaca e seus familiares/cuidadores? Foram analisados bases e portais de saúde captados via busca com os descritores “Insuficiência cardíaca”, “Aplicativos móveis”, “Pacientes”, “Pessoal de saúde”, “Família” e “Cuidadores” e a palavra-chave “Aplicativos”. Foram selecionados 47 estudos para análise.

Resultados:

foram analisados 47 estudos publicados, que permitiu mapear 39 aplicativos móveis, oriundos de quatro continentes, dentre os quais 20 (51,3%) tinham como finalidade o cogerenciamento e 19 (48,7%) tinham como população-alvo pacientes e profissionais da saúde; 23 (58,9%) aplicativos não utilizaram referencial teórico para sua construção. A temática e os recursos prevalentes envolveram cuidados diários (36; 92,3%) e gerenciamento dos dados (37; 94,9%), respectivamente.

Conclusão:

as temáticas e recursos dos aplicativos auxiliaram pacientes, familiares e profissionais na gestão da insuficiência cardíaca. Contudo, identificou-se hiato em diversas temáticas que envolvem o indivíduo e seu entorno, imprescindíveis para o cuidado integral.

DESCRIPTORES:
Insuficiência cardíaca; Tecnologia; Telemedicina; Aplicativos móveis; Promoção da saúde; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br