Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E AUMENTO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL ENTRE ADOLESCENTES

RESUMO

Objetivo:

analisar a associação entre violência na infância e aumento de Índice de Massa Corporal entre adolescentes.

Método:

estudo transversal, realizado com 136 adolescentes de 10 a 19 anos, em acompanhamento por um Programa de Residência Multiprofissional da Saúde do Adolescente, em unidades de saúde do município de Divinópolis-MG. Realizou-se, nos meses de março a junho de 2018, a avaliação antropométrica e coletaram-se informações referentes ao nível socioeconômico, a fatores demográficos, ao consumo alimentar e à atividade física dos participantes. A variável relativa à violência na infância foi composta por cinco blocos, obtidos a partir de uma análise fatorial. Modelos de regressão linear múltipla foram utilizados para identificação das variáveis associadas ao aumento do Índice de Massa Corporal, com um nível de significância de 5%.

Resultados:

a prevalência de excesso de peso foi de 31,8%. Os adolescentes do estudo ingeriam refrigerantes (66,2%) e alimentos industrializados (66,9%) semanalmente e se alimentavam em frente à TV diariamente (54,4%). O tipo de abuso mais prevalente foi a negligência emocional, acometendo 100% da amostra estudada. Evidenciou-se associação da negligência física na infância e do consumo de alimentos industrializados com o aumento do índice de escore z de Índice de Massa Corporal.

Conclusão:

A violência na infância e o consumo de alimentos industrializados associaram-se ao aumento de Índice de Massa Corporal entre adolescentes. Investimentos em políticas públicas para promoção da saúde integral e proteção de crianças e adolescentes são imperativos.

DESCRITORES:
Adolescentes; Violência; Obesidade; Índice de massa corporal; Maus-tratos infantis

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br