Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA TRANSIÇÃO ADMINISTRATIVA DA GESTÃO HOSPITALAR NA CULTURA DE SEGURANÇA EM UNIDADES CIRÚRGICAS

RESUMO

Objetivo:

analisar a cultura de segurança em unidades cirúrgicas de hospital de ensino em períodos distintos da gestão hospitalar.

Método:

descritivo e analítico desenvolvido com profissionais de saúde atuantes em um centro cirúrgico e em cinco unidades de internação cirúrgica em dois distintos períodos de gestão hospitalar no sul do Brasil. Responderam ao questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture 73 profissionais no período I (2014/2015) e 158 no período II (2017). A análise se deu por estatística descritiva e análise inferencial e da confiabilidade pelo alfa de Cronbach; dimensões foram consideradas fortes quando apresentaram escores ≥75% de respostas positivas.

Resultados:

a transição administrativa influenciou positivamente nas dimensões “Adequação de profissionais” e “Passagem de plantão/transferências” e negativamente em “Trabalho em equipe dentro das unidades” (p<0,001), sem diferença nas demais nove dimensões. Em ambos os períodos nenhuma dimensão foi considerada forte; não ocorreram mudanças referentes à notificação de eventos adversos e na avaliação global de segurança; a confiabilidade geral do instrumento foi satisfatória (0,89).

Conclusão:

a transição administrativa da gestão hospitalar pouco impactou nas dimensões da cultura de segurança organizacional, mantendo-se os desafios na construção progressiva desse preditor de segurança do paciente.

DESCRITORES:
Cultura organizacional; Administração hospitalar; Gestão da qualidade; Segurança do paciente; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br