Acessibilidade / Reportar erro

SIGNIFICADO DO CUIDADO PARA IDOSOS RESIDENTES, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA

RESUMO

Objetivo

compreender o significado do cuidado na perspectiva de idosos residentes, familiares e profissionais de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Método

estudo do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 14 idosos residentes, 35 familiares e 41 profissionais de Instituições de Longa Permanência para Idosos, localizadas na cidade de Florianópolis, Brasil. Os dados foram coletados entre maio de 2017 e janeiro de 2018, sendo organizados através do software para análise de dados qualitativos Atlas.ti e analisados segundo o método de análise de conteúdo proposto por Bardin, à luz da Teoria das Representações Sociais.

Resultados

para os idosos, o cuidado esteve vinculado a três dimensões principais: o cuidado técnico relacionado à instituição, o cuidado familiar e o cuidado de si. O significado de cuidado na perspectiva de familiares esteve relacionado ao momento vivido com a institucionalização do familiar idoso, caracterizado principalmente pelas dimensões do cuidado afetivo, ao prover conforto e cuidado técnico. Para os profissionais, o cuidado técnico esteve relacionado ao caráter afetivo.

Conclusão

o cuidado pôde ser compreendido de formas distintas, sob ópticas diferentes, mas que também possibilitou a identificação de pontos de sincronia entre os participantes.

DESCRITORES:
Idosos; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Família; Habitação para idosos; Assistência a idosos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br