Acessibilidade / Reportar erro

ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO DO MORAL SENSITIVITY QUESTIONNAIRE PARA ENFERMEIROS BRASILEIROS

RESUMO

Objetivo:

adaptar culturalmente e validar o Moral Sensitivity Questionnaire para avaliação da sensibilidade moral em enfermeiros brasileiros.

Método:

estudo metodológico, realizado com 106 enfermeiros de dois hospitais do Sul do Brasil. Foi realizada adaptação cultural do instrumento segundo recomendações internacionais, seguindo seis fases: primeira tradução; resumo das traduções; back translation; comitê de especialistas; pré-teste; revisão final pelos pesquisadores; e, por fim, a sua validação para utilização no contexto brasileiro por meio de análise fatorial e alfa de Cronbach.

Resultados:

após procedimentos de avaliação pelo comitê de especialistas, pré-teste, validade de face e conteúdo, o instrumento foi considerado satisfatório para aplicação em enfermeiros brasileiros. Foram identificados seis constructos: respeito à autonomia do paciente; autonomia modificada; experimentando conflito moral; confiança no conhecimento médico e de enfermagem; significado estrutural moral; e trabalho em equipe. O instrumento apresentou consistência interna satisfatória, com alfa de Cronbach 0,62 e os seis constructos variaram entre 0,60 a 0,67.

Conclusão:

o Moral Sensitivity Questionnaire, em sua versão brasileira, é um instrumento válido e confiável para sua aplicação em enfermeiros brasileiros e poderá contribuir para a compreensão de fatores que envolvem a tomada de decisão diante dos conflitos éticos.

DESCRITORES:
Estudos de validação; Ética; Moral; Cuidados de enfermagem; Enfermagem; Equipe de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br