Acessibilidade / Reportar erro

DESVELANDO O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE AS PESSOAS TRANS

RESUMO

Objetivo:

compreender o conhecimento dos estudantes de graduação de enfermagem em uma universidade do sul do Brasil no tocante às pessoas trans.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa a partir de entrevistas realizadas com 19 estudantes de graduação em enfermagem matriculados do oitavo ao décimo período do curso. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2021. Da análise temática emergiram 3 categorias: o curso de graduação precisa falar disso!; eu não sei do que se trata; e o que se sabe e se diz sobre as pessoas trans.

Resultados:

os estudantes demonstram insegurança no cuidado das pessoas trans devido ao não oferecimento regular deste conteúdo no currículo. Denotam desconhecimento de como acolher, cuidar, respeitar as especificidades, tratar pelo nome social, e também dificuldades em cuidar desta população no presente e no futuro. Além disso, poucos tiveram a oportunidade de vivenciar esta experiência nos campos de prática acadêmica. O conteúdo é oferecido em uma única disciplina que trata da sexualidade em geral.

Conclusão:

o desconhecimento acerca da diversidade sexual é um fator limitador na assistência à saúde a esta população. Identifica-se uma fragilidade no ensino-aprendizagem ao não relacionar a realidade da população trans com suas demandas de saúde.

DESCRITORES:
Enfermagem; Estudantes de nível superior; Transexualidade; Sexualidade; Educação em enfermagem; Pessoas transgênero; Diversidade de gênero; Gênero

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br