Acessibilidade / Reportar erro

OS VALORES MORAIS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES

RESUMO

Objetivo:

comparar os valores morais que professores e estudantes de enfermagem consideram importantes para a formação profissional com aqueles que eles acreditam que são promovidos ao longo da graduação.

Método:

pesquisa qualitativa; um estudo etnográfico realizado em uma faculdade pública de enfermagem do estado do Rio de Janeiro, em 2018, envolvendo 40 entrevistas com professores e estudantes e uma fase de observação participante.

Resultados:

os valores morais que os professores e estudantes avaliam ser importantes para a formação profissional, bem como aqueles que são promovidos, convergem para a prudência, o respeito, a responsabilidade e a empatia. Vale destacar que o conhecimento foi muito citado pelos entrevistados e, este artigo, interpretou-o como prudência. Todavia, em relação aos valores promovidos ao longo da graduação, os estudantes alertam que estes são estimulados quando referem-se ao binômio estudante-usuário de saúde, pois não sentem na mesma intensidade a presença desses valores morais na relação professor-estudante.

Conclusão:

uma potente estratégia para ensinar sobre os valores morais é promover o cuidado dos seus próprios estudantes, professores e funcionários. Dessa maneira, evitam-se desencontros entre o que se diz e o que se faz ao vivenciar os valores como a prudência, o respeito, a responsabilidade e a empatia dentro das relações interpessoais e no cotidiano da faculdade.

DESCRITORES:
Educação em enfermagem; Ética; Ética deontológica; Ética em enfermagem; Moral

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br