Acessibilidade / Reportar erro

Ideologia e saúde mental: análise do discurso do trabalhador no campo psicossocial1 1 Recorte dos resultados da pesquisa intitulada - Trabalhadores de saúde mental: análise discursiva crítica da prática no contexto da reforma psiquiátrica, financiada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Edital FAPERGS ARD 003/2009).

Este estudo reside na análise do discurso dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial sobre os modos de operação da ideologia que manifestem a dimensão das práticas sociais constituídas no serviço. Pesquisa de natureza qualitativa, cujo corpus foi originado da transcrição de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 17 dos 25 trabalhadores de um serviço substitutivo de uma cidade da Região Sul do Brasil. Utilizamos o referencial teórico-metodológico da análise dos modos de operação da ideologia de John Thompson. A análise de discurso sobre a prática do trabalhador evidenciou uma pluralidade de manifestações ideológicas, que se reservam tanto à mudança das práticas, com características inovadoras e criativas, como à manutenção de modelos obsoletos, que dificultam ou até mesmo impedem essas mudanças. Concluímos que essas questões devem ser trabalhadas continuamente no dia a dia dos serviços, sendo um importante desafio para a consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil.

Saúde mental; Enfermagem psiquiátrica; Reforma dos serviços de saúde


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br