Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA SALA DE VACINAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

identificar a adesão às recomendações de segurança do paciente, em sala de vacinação.

Método:

estudo seccional realizado com 463 procedimentos de vacinação, em seis salas de vacinação de Minas Gerais, no período de junho e julho de 2018. Os dados foram obtidos pela aplicação da Lista de Verificação de Segurança do Paciente em Sala de Vacina, por meio de observação sistemática do procedimento de vacinação. Estatística descritiva foi utilizada para análise de dados.

Resultados:

foram observados 463 procedimentos de vacinação, e o escore geral médio de adesão foi de 58,5%, mínimo de 43,3% e máximo de 74,1%. Os itens de maior adesão foram referentes ao registro no cartão de vacinas com dados da vacina (nome, data e lote); aplicação da vacina com dosagem, via de administração, local e materiais corretos e registro em sistema de informação. Os itens de menor adesão estavam relacionados à orientação em saúde; à investigação de eventos adversos pós-vacinais e do estado de saúde da pessoa vacinada; ao registro no cartão de vacinas quanto ao laboratório da vacina e da unidade vacinadora; à higienização das mãos dos profissionais e ao preparo da vacina de maneira correta.

Conclusão:

evidenciou-se escore médio de 58,5% de adesão às recomendações dos procedimentos de vacinação, assim, tornam-se necessárias intervenções educativas que promovam a segurança do paciente, na sala de vacinas, e investigações quanto aos fatores que dificultam a adesão.

DESCRITORES:
Segurança do Paciente; Vacinas; Imunização; Atenção Primária à Saúde; Vacinação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br