Acessibilidade / Reportar erro

ADESÃO ÀS PRECAUÇÕES PADRÃO POR TRABALHADORES DE ENFERMAGEM: ESTUDO DE MÉTODOS MISTOS

RESUMO

Objetivo:

analisar a adesão às precauções padrão e os fatores a ela associados de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário.

Método:

estudo de métodos mistos de estratégia paralelo convergente, realizado na Região Sul do Brasil. A etapa quantitativa teve 602 participantes, sendo utilizados o instrumento de variáveis sociodemográficas e profissionais e o Instrumento de Variáveis Relativas às Precauções-Padrão, analisados mediante estatística descritiva. Na etapa qualitativa, realizou-se entrevista semiestruturada, com 24 trabalhadores, analisada mediante análise de conteúdo.

Resultados:

os dados evidenciaram uma adesão intermediária às precauções padrão. Na dimensão Fatores Individuais, a escala Eficácia da Prevenção mostrou escores elevados e as escalas Personalidade de Risco, Percepção de Risco e Conhecimento da Transmissão Ocupacional do Vírus da Imunodeficiência Humana, escores intermediários. Na dimensão Fatores Relativos ao Trabalho, tanto na Escala de Obstáculos para Seguir as Precauções Padrão como na Escala de Carga de Trabalho, os escores foram intermediários. E, na dimensão Fatores Organizacionais, verificaram-se escores baixos para Clima de Segurança e Treinamento em Prevenção da Exposição ao Vírus da Imunodeficiência Humana e intermediário para Disponibilidade de Equipamento de Proteção Individual. Os dados qualitativos evidenciaram que o trabalhador muitas vezes seleciona o paciente que julga apresentar maior risco de transmissão ocupacional para utilizar as precauções padrão.

Conclusão:

a adesão às precauções padrão não ocorre de forma integral entre os participantes. A integração dos dados permitiu concluir que, entre os principais elementos que influenciam esse fenômeno, está a falta de clareza dos participantes quanto à finalidade, indicação e princípios das precauções padrão.

DESCRITORES:
Saúde do trabalhador; Riscos ocupacionais; Precauções universais; Enfermagem; Contenção de riscos biológicos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br