Acessibilidade / Reportar erro

POTENCIALIDADES E DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO TRABALHO DE ENFERMEIROS GESTORES EM HOSPITAIS

RESUMO

Objetivo

descrever potencialidades e dificuldades mencionadas por enfermeiros gestores no uso de tecnologias em hospitais.

Método

estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado no período de um ano, 2019 a 2020, no Brasil e Portugal, em quatro hospitais. Os dados foram coletados através de entrevistas, seguindo roteiro semiestruturado, envolvendo 71 enfermeiros gestores. Para análise dos dados utilizou-se recursos do software ATLAS.ti, seguindo preceitos da análise de conteúdo temática e da teoria do processo de trabalho.

Resultados

enfermeiros gestores consideram que tecnologias contribuem para melhoria dos processos institucionais, registro de informações, gestão do tempo, armazenamento dos dados e segurança do paciente. Dentre as dificuldades destacaram problemas relacionados aos próprios instrumentos de trabalho, como: a falta de equipamentos/computadores, lentidão e falta de integração de sistemas; e relacionados à força de trabalho, como: gestão do tempo, adaptação cultural, falta de conhecimento e capacitação para utilizar a tecnologia.

Conclusão

tecnologias inovadoras contribuem para o trabalho de gestão, mas sua efetividade depende de capacitação, quantitativo adequado de profissionais, além de equipamentos e sistemas de informação eficientes e integrados.

DESCRITORES
Tecnologia da informação; Gestão em saúde; Administração hospitalar; Enfermagem; Tecnologia; Administração de serviços de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br