Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS DA ENFERMEIRA HOSPITALAR PARA A CONTINUIDADE DO CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

RESUMO

Objetivo:

conhecer as práticas desenvolvidas pelas Enfermeiras hospitalares, para a continuidade do cuidado para a Atenção Primária.

Método:

pesquisa exploratória, qualitativa, realizada em hospitais universitários de São Paulo e Curitiba, Brasil. Para a coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada com a Diretora de Enfermagem e questionário on-line através de perguntas abertas e fechadas, com as Enfermeiras Assistenciais, no período entre agosto de 2018 e julho de 2019. As análises das entrevistas foram realizadas conforme proposto por Minayo com base no referencial teórico da continuidade do cuidado.

Resultados:

a pesquisa foi realizada em três hospitais universitários e participaram uma Diretora de Enfermagem e 48 Enfermeiros. Da análise das respostas dos enfermeiros, emergiram duas categorias de análise: identificação das necessidades de cuidados do paciente pós-alta e competências necessárias para a continuidade do cuidado. Onde se percebeu desde a admissão do paciente, a preocupação do enfermeiro para a continuidade do cuidado pós-alta hospitalar, estabelecendo fluxos junto com a Enfermeira do Núcleo Interno de Regulação/Serviço de Gestão de Alta para a Secretaria de Saúde do município que, encaminha à unidade de saúde de referência do paciente.

Conclusão:

embora o Enfermeiro seja um profissional que participe ativamente do cuidado em vários pontos da rede de atenção à saúde e reconheça a importância da continuidade do cuidado pós-alta, continua como um ponto frágil na cadeia de cuidados, sendo necessário fortalecer este mecanismo com a Atenção Primária, otimizar o cuidado domiciliar e evitar reinternações.

DESCRITORES:
Enfermeira; Continuidade da assistência ao paciente; Atenção primária à saúde; Hospital; Cuidados de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br