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POR UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DE THOMAS KUHN

RESUMO

Objetivo:

apresentar a teoria de Thomas Kuhn e a sua aplicabilidade para a avaliação epistemológica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Método:

análise reflexiva tendo a questão norteadora: como a teoria de Thomas Kuhn pode contribuir para a avaliação epistemológica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem?

Resultados:

a Ciência da Enfermagem em seu processo histórico de realização vem se deparando com inúmeros desafios que se impõem ao conhecimento científico, dentre eles: ter base filosófica precisa e robusta que justifique e legitime o conhecimento da área para dar apoio às suas assertivas; deter-se no objeto de sua ciência; ter claro o campo da disciplina e sua relação com as ciências afins, estabelecendo o diálogo interdisciplinar. Assentar a produção científica em objetos próprios à enfermagem, buscar métodos apropriados para abordá-los sem que se desprezem o conhecimento das experiências e realizações das enfermeiras pode ser o fio condutor que possibilite a Ciência da Enfermagem a ligar-se à pragmática da profissão e da saúde. Esse tem sido o desafio para a comunidade científica da Enfermagem.

Conclusão:

o corpus doutrinae da profissão exige a autoavaliação qualitativa de natureza epistemológica. O pensamento de Thomas Kuhn pode subsidiar essa avaliação.

DESCRITORES:
Enfermagem; Conhecimento; Filosofia; Pesquisa; Ciência

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