Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DE RISCO E CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR SOB O EFEITO DE MACONHA: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR

RESUMO

Objetivo:

analisar a relação entre percepção de risco e comportamentos relacionados à condução de veículo automotor sob efeito de maconha. Método: A pesquisa foi realizada por meio de um survey transversal. 382 estudantes de graduação entre 17 e 29 anos de idade foram entrevistados em uma instituição privada de ensino superior no Distrito Federal, Brasil. Foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais (tabulações cruzadas e qui-quadrado), utilizadas para a análise dos dados.

RESULTADOS:

indicam que mais de 1/3 dos participantes usaram maconha nos últimos 12 meses, 36,4% relataram uso problemático. Foi possível estabelecer uma relação entre os comportamentos percepção de risco e condução de veículo automotor sob efeito de maconha: 1) a percepção de ser sancionado como motorista e condução de veículo automotor sob efeito de maconha (χ2(1)=3,96, p=≤,0); 2) perceber danos como motorista e condução de veículo automotor sob efeito de maconha (χ2(1)=3,96, p=≤05); 3) percepção de dano como passageiro e condução de veículo automotor sob efeito de maconha (χ2(1)=,96, p=≤5,0).

CONCLUSÃO:

a maconha tem prejuízos subestimados pelos estudantes universitários, pois apresentam uma percepção de risco muito reduzida, especialmente quando comparada ao álcool. No Brasil, também há uma falta de regulamentação e sanções em relação à condução de veículo automotor sob efeito de maconha, o que pode contribuir para um risco importante entre essa população.

DESCRITORES
Risco; Assunção de riscos; Cannabis; Estudantes; Dirigir sob a influência; Drogas ilícitas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br