Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL FRENTE À INTERRUPÇÃO LEGAL DA GESTAÇÃO POR VIOLÊNCIA SEXUAL

RESUMO

Objetivo:

conhecer os sentimentos e estratégias de enfrentamento utilizado pela equipe multiprofissional frente aos casos de interrupção legal da gestação.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 21 profissionais em um hospital da Região Sul do Brasil nos meses de setembro e outubro de 2018. Os participantes foram selecionados pela técnica de snowball e responderam a entrevistas individuais semiestruturadas. Os dados foram analisados de acordo com a proposta operativa de Minayo.

Resultados:

foram elencadas duas categorias temáticas: sentimentos relacionados a participação no processo de interrupção legal da gestação e formas de enfrentamento e serviço de apoio da instituição. Os participantes revelaram sentimentos que variam de indiferença à empatia, e que suas principais formas de enfrentamento são a procura por serviços especializados, grupos de conversa, família e religião.

Conclusão:

observou-se que os casos atendidos afloram sentimentos diversos nos profissionais e conforme relatos estes não recebem nenhuma forma de apoio por parte da instituição para lidarem com os mesmos.

DESCRITORES:
Pessoal de saúde; Aborto legal; Sentimentos; Adaptação psicológica; Equipe multiprofissional

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br