Acessibilidade / Reportar erro

NECESSIDADES DE SAÚDE DOS IDOSOS FRENTE À COVID LONGA E O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

conhecer as necessidades de saúde dos idosos que tiveram a Covid longa e o acesso ao sistema de saúde para atender essas demandas.

Método:

estudo qualitativo exploratório, realizado com 41 idosos que tiveram Covid-19 no ano de 2020 e apresentaram sintomas residuais após 18 meses da infecção. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro e julho de 2022 por meio de entrevistas semiestruturadas via telefone. Na análise foram utilizadas as técnicas de codificação inicial e focalizada e a base conceitual se fundamentou no atributo “Acessibilidade” da Atenção Primária à Saúde.

Resultados:

na análise dos resultados emergiram quatro categorias: Compreendendo a necessidade de atendimento profissional; Reconhecendo as demandas que levaram os idosos a buscar o serviço de saúde; Percebendo a disponibilidade dos serviços; e Analisando a capacidade de pagamento.

Conclusão:

a população idosa desenvolveu demandas específicas de saúde relacionadas à Covid longa, e os serviços de saúde público e privado possuem heterogeneidade quanto à abordagem dessa nova condição, uma vez que o atendimento pautado em diretrizes propostas por órgãos oficiais não é unânime nos serviços públicos, privados e Operadoras de Plano de Saúde.

DESCRITORES:
Covid-19; Síndrome pós-covid-19 aguda; Saúde do idoso; Atenção primária à saúde; Acesso aos serviços de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br