Acessibilidade / Reportar erro

O reiki ou a oração são efetivos no alívio da dor durante a internação da cesariana? Uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

Esta revisão sistemática comparou o reiki e a oração ao uso de medicamentos, a fim de aliviar a dor durante a internação para cesariana, visto que há um aumento na popularidade da medicina integrativa e cura espiritual. Esta revisão teve como objetivo avaliar se o reiki ou oração são eficazes no alívio da dor durante a cesariana.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Revisão sistemática com metanálise realizada na Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP, São Paulo, Brasil.

MÉTODOS:

As seguintes bases de dados foram pesquisadas até março de 2016: MEDLINE, Embase, LILACS e CENTRAL. Nesse sentido, foram incluídos ensaios clínicos randomizados publicados em inglês e português. Dois revisores rastrearam independentemente artigos elegíveis, extraíram dados e avaliaram o risco de viés. A tabela GRADE foi realizada para avaliar o risco de viés.

RESULTADOS:

Evidências com alto índice de viés encontraram uma diminuição estatisticamente significativa na redução da dor (diferença média = -1,68; intervalo de confiança de 95%: -1,92 a -1,43; P < 0,00001; I2 = 92%), com o uso de reiki e oração comparado com o grupo protocolar. Além disso, não houve diferença estatisticamente significativa na frequência cardíaca, pressão arterial sistólica e diastólica.

CONCLUSÃO:

Evidência com alto risco de viés sugeriu que reiki e meditação oração podem ser associadas com a redução da dor.

PALAVRAS-CHAVE:
Espiritualidade; Parto obstétrico; Terapias complementares; Fatores de risco; Revisão

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br