Acessibilidade / Reportar erro

Aumento da expressão do antígeno leucocitário humano-G (HLA-G) e interleucina-17 (IL-17) em neoplasia intraepitelial cervical: estudo transversal analítico

CONTEXTO E OBJETIVO:

A deficiência na imunidade celular localizada parece contribuir para a patogênese e progressão das neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC), no entanto, ainda não está totalmente esclarecido o mecanismo molecular fundamental nesse processo de progressão. A identificação de novos marcadores moleculares de prognóstico e diagnóstico das NIC em estágios precoces pode ajudar a diminuir a quantidade de casos de NIC. Várias novas moléculas com função imunorregulatória foram descobertas nos últimos anos, inclusive o antígeno leucocitário humano G (HLA-G), que, através de interação com os receptores, tem importantes funções tolerogênicas. Diversas linhas de evidência sugerem que as células T-ajudantes produtoras de interleucina-17 (IL-17, células Th17), podem desempenhar um papel na imunidade antitumoral. Porém, recentes relatos implicaram as células Th17 e suas citocinas tanto em processos pro- quanto anti-tumorigênicos. O objetivo do estudo foi avaliar o papel do HLA-G e Th17 na imunopatogênese das NIC I.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo transversal analítico com grupo controle em 58 espécimes cervicais dos arquivos de um hospital universitário público com assistência prestada no nível terciário.

MÉTODOS:

Avaliamos a expressão de HLA-G e IL-17 por imunoistoquímica no microambiente cervical, associando esses achados com as características clínico-patológicas.

RESULTADOS:

Houve tendência aumentada da expressão de HLA-G e IL-17 em espécimes que apresentaram NIC I, sugerindo que essas moléculas têm contribuição na progressão cervical.

CONCLUSÃO:

Estes resultados sugerem que a expressão do HLA-G e da IL-17 pode ser um marcador precoce para avaliar a progressão das lesões cervicais.

Antígenos HLA-G; Interleucina-17; Colo do útero; Imunoistoquímica; Neoplasia intraepitelial cervical


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br