Acessibilidade / Reportar erro

Poluentes atmosféricos e internações por pneumonia em crianças. Estudo ecológico de série temporal

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVOS:

A exposição a poluentes do ar é um dos fatores responsáveis pelas internações por pneumonias em crianças. Esse desfecho tem custo financeiro considerável, além do custo social. Estudo para identificar o papel dessa exposição nas internações em crianças com até 10 anos de idade foi desenvolvido.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo ecológico de séries temporais com dados de São José dos Campos, Brasil.

MÉTODOS:

Dados diários de internações por pneumonia, dos poluentes CO, O3, PM10, SO2 além de temperatura e umidade de São José dos Campos, em 2012, foram analisados. Utilizou-se modelo aditivo generalizado da regressão de Poisson e foram estimados os riscos relativos para internações por pneumonia segundo defasagens de 0 a 5 dias. Foram calculadas a fração atribuível populacional, as internações evitáveis e a economia nos custos das internações evitáveis.

RESULTADOS:

Foram 539 internações. Exposição ao CO e O3 se mostraram associadas às internações, com riscos de 1,10 e 1,15 no terceiro dia após a exposição decorrentes de aumento nas concentrações do CO em 200 ppb e nas concentrações de ozônio em 20 µg/m3. Exposições aos poluentes material particulado e dióxido de enxofre não se mostraram associados às internações. Diminuição nas concentrações de CO e O3 poderiam reduzir em 49 internações e de R$ 39 mil nos custos.

CONCLUSÃO:

Mesmo em uma cidade de médio porte, exposição a determinados poluentes do ar causa efeito danoso à saúde da criança, sendo necessária a implantação de políticas públicas para redução da emissão desses poluentes.

PALAVRAS-CHAVE:
Poluentes do ar; Pneumonia; Saúde da criança; Ozônio; Monóxido de carbono

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br