Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do impacto do trabalho conjunto das equipes da Comissão Nacional de Residência Médica e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Estudo retrospectivo e prospectivo

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

A formação do médico especialista no Brasil pode ocorrer por diferentes vias. A aproximação das instituições que realizam essas formações e avaliam os médicos e as instituições de saúde pode trazer benefícios na qualificação. Este artigo analisa o impacto dessa aproximação e o trabalho conjunto das equipes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) na avaliação desses programas.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo retrospectivo e prospectivo, conduzido em uma universidade pública, sobre projeto piloto elaborado entre CNRM e SBN na avaliação conjunta dos programas de treinamento pelo Brasil.

MÉTODOS:

Revisão de literatura nas principais bases de dados, documentos e legislações produzidas por órgãos oficiais governamentais, visitas aos locais de formação e análise dos relatórios e pareces produzidos sobre os programas de residência médica.

RESULTADOS:

Apenas 26% dos programas foram aprovados diretamente. As avaliações conjuntas encontraram problemas relacionados ao ensino e ao funcionamento do serviço em cerca de 35% dos programas. A distribuição dos programas no país tem forte relação com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões e é muito semelhante à distribuição dos especialistas.

CONCLUSÃO:

A aproximação da SBN com a CNRM teve impacto positivo na avaliação das residências médicas em neurocirurgia no país. Os índices baixos de aprovação direta forçaram a realização de modificações e melhorias na qualidade de ensino e assistência (serviço). A aproximação da CNRM e das demais especialidades médicas pode alterar positivamente a estrutura e o funcionamento da formação médica no país.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação médica; Internato e residência; Avaliação educacional; Avaliação de programas e projetos de saúde; Neurocirurgia.

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br