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Métodos de investigação da função cognitiva no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)

CONTEXTO E OBJETIVO:

Ainda persistem muitas incertezas relativas a fatores de risco e evolução das desordens cognitivas. Descrevemos métodos e resultados preliminares da investigação da cognição no ELSA-Brasil, Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo de coorte, multicêntrico, com servidores públicos de seis instituições públicas de ensino e pesquisa.

MfÉTODOS:

Participantes foram entrevistados e examinados, para obtenção de amplo espectro de variáveis sociais, clínicas e ambientais. Foram utilizados instrumentos padronizados de avaliação da memória, linguagem e funções executiva e visual espacial: teste de memória de palavras ou de figuras, de fluência verbal semântica (animais) e fonêmica (letra F) e teste de trilhas B.

RESULTADOS:

15,101 de 15,105 participantes fizeram os testes cognitivos; 54% eram mulheres, a média da idade foi de 51 anos e 52% tinham grau universitário. 14.965 participantes (99%) fizeram o teste de palavras e 136 (1%) o teste de figuras, dado o menor grau de instrução. Os escores dos testes de fluência verbal semântica (média = 18.42 ± 5.29, mediana = 18 palavras) foram maiores que os escores dos testes de fluência verbal fonêmica (média = 12.46 ± 4.5, mediana = 12 palavras). O tempo mediano para execução do teste de trilhas foi de 1,6 minutos.

CONCLUSÃO:

O grande tamanho da coorte, de idade jovem, e a extensa quantidade de dados clínicos e epidemiológicos disponíveis permitirão a investigação do prognóstico de variáveis de natureza biológica, comportamental, ambiental, ocupacional e psicossociais, em curto e médio prazo, sobre o declínio cognitivo em adultos e idosos.

Cognição; Prevalência; Incidência; Prognóstico; Adulto


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