Acessibilidade / Reportar erro

Acompanhamento de mulheres com esfregaços de Papanicolaou inadequados: um estudo prospectivo de coorte

CONTEXTO E OBJETIVO:

Esfregaços inadequados de Papanicolaou não fornecem amostra satisfatória de células para avaliação, ficando assim mais difícil detectar anomalias citológicas cervicais. O objetivo deste estudo foi determinar os resultados de seguimento citológico e histológico de mulheres com relatórios de esfregaços inadequados nas unidades básicas de saúde em Santiago, Chile, 2010-2011.

DESENHO E LOCAL:

Estudo prospectivo de coorte em unidades básicas de saúde em Santiago, Chile.

MÉTODOS:

A população foi selecionada do banco de dados Cito-Expert em 2010. Na sequência, os dados foram organizados pelos resultados de seguimento citológico e histológico de 2.547 mulheres com relatórios inadequados de citologia cervical pelo período de 12 meses. As amostras foram atri-buídas a grupos com base na causa de inadequação (esfregaços com células endocervicais; amostras insuficientes, inflamatórias, ou com má fixação, amostras insuficientes e hemorrágicas, ou espéci-mes insuficientes e inflamatórios). Os dados foram analisados com base no “conditional probability tree diagram" e estatísticas descritivas.

RESULTADOS:

Metade das mulheres (n = 1.285) preencheram os requisitos do Ministério da Saúde para repetir esses esfregaços; dessas mulheres, 1.104 tiveram resultados normais para citologia (85,9%). A detec-ção de lesões cervicais por grupo variou de 0% (esfregaços com apenas células endocervicais e espécimes insuficientes e hemorrágicos) para 4,1% (má fxação).

CONCLUSÃO:

Uma grande proporção de resultados normais justifica a revisão das diretrizes clínicas atuais. Os resultados mostraram que não é necessário repetir tão cedo o teste de Papanicolaou, exceto em resul-tados inadequados de hemorragia e citologia inflamatória.

Biologia celular; Esfregaço vaginal; Neoplasias do colo do útero; Diretrizes para o planejamento em saúde; Seguimentos


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br