Acessibilidade / Reportar erro

Infecção do trato urinário e cateter vesical de demora: um estudo prospectivo em cirurgia ginecológica com antibioticoprofilaxia

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVOS:

As infecções urinárias são a causa mais comum de infecções hospitalares, e o uso de cateteres de demora é fator predisponente para o seu desenvolvimento. Os objetivos deste estudo foram estimar a frequência de bacteriúria pré e pós-operatória, identificar os germes encontrados, a contagem de unidades formadoras de colônias e o perfil de sensibilidade aos antibióticos, além de comparar os resultados dos exames de urina pré- e pós-operatórios em mulheres submetidas a cirurgias ginecológicas com cateterismo vesical.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo epidemiológico, observacional, de coorte única, prospectivo, não controlado, realizado em hospital universitário.

MÉTODOS:

Amostras de urina foram colhidas antes da cateterização e após 24 horas para urinálise, cultura e antibiograma. Os resultados da urinálise no pré- e pós-operatório foram comparados utilizando-se os testes não paramétricos de Wilcoxon e McNemar.

RESULTADOS:

Participaram do estudo 51 mulheres. Houve crescimento de Escherichia coli em seis amostras pré-operatórias (11,8%) e deKlebsiella pneumoniae em uma (1,9%), mas não houve crescimento bacteriano em nenhuma amostra pós-operatória. A urinálise mostrou menor quantidade de piócitos na amostra de urina pós-cirúrgica (P < 0,05). Não houve diferença quanto ao número de hemácias e às reações para nitrito e leucocitesterase, entre as amostras.

CONCLUSÃO:

Houve bacteriúria em 13,7% das amostras pré-operatórias, sendo identificadas bactérias Gram-negativas sensíveis à maioria dos antibióticos. Não foi observado crescimento bacteriano nas amostras pós-operatórias. A urinálise mostrou somente redução significativa da leucocitúria no pós-operatório.

PALAVRAS-CHAVE
Infecções urinárias; Bacteriuria; Cateterismo urinário; Antibioticoprofilaxia; Procedimentos cirúrgicos em ginecologia

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br