Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Sociologias comemora o décimo aniversário, cumprindo um termo de compromisso: contribuir à imaginação sociológica, face aos desencontros do social, à fragmentação do conhecimento e à perda de significados. Horizonte delineado pelo intercâmbio entre cientistas sociais, com ativa participação dos pesquisadores da América Latina no trabalho sociológico contemporâneo.

Compartilhar esse momento com a coletividade de pesquisadores que atua no campo dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – uma contribuição ao VII ESOCITE - Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, em maio de 2098, no Rio de Janeiro – aumenta nossa responsabilidade intelectual.

Este 19º número de Sociologias apresenta o Dossiê - Conhecimentos, Redes e Sociedade – composto por artigos que discutem várias dimensões desse campo intelectual: a relação entre produção de ciência, tecnologia, inovações e condições de vida; o debate social em torno da tecnociência, sua construção e usos e as possibilidades de inclusão de novos atores nesse debate. O dossiê salienta a importância das redes de produção, disseminação e apropriação de conhecimentos e reflete sobre as possibilidades das redes na fabricação de novas formas de vida econômica, social e cultural, notadamente para explicar questões sociais mundiais, cuja complexidade espaço-temporal exige uma abordagem transdisciplinar e multisetorial.

Na seção de Artigos, Sociologias apresenta o texto de Leonor Maria de Lima Torres - "(Re)pensar a cultura e a formação em contexto de trabalho" – acerca das imbricações entre a problemática da cultura e da formação no contexto do trabalho, evocando as especificidades culturais e simbólicas das organizações de trabalho. Jacob Carlos Lima analisa – no artigo sobre reestruturação industrial, desemprego e autogestão - a organização de cooperativas por sindicatos de trabalhadores como forma de reação ao desemprego decorrente da reestruturação industrial do setor calçadista.

Interfaces retoma aspectos do dossiê, com Carlos E. Massé Narváez "La construcción de objetos socioeducativos con base epistemológica". Debate, ainda, pela reflexão de Luis Felipe Miguel, o papel dos meios de comunicação de massa na crise de confiança social nas elites políticas. Antonio Arellano Hernández e Ivan da Costa Marques nos apresentam na seção de entrevistas uma conversa com Michel Callon.

As resenhas deste 19º número apresentam livros de atualidade: a relação entre sustentabilidade, consumo e atores sociais; e a questão da ética hacker do trabalho.

Queremos convidar os leitores de SOCIOLOGIAS, em especial os participantes do VII ESOCITE, a imergir neste espaço de vozes e conhecimentos múltiplos caminhos para explicar a sociedade global, plena de tensões.

Do Norte ao Sul, vivemos um século ainda sem sentido, violento e brutal, líquido e disforme, em vertiginosa busca de utopia: será que redes de produção e disseminação de conhecimentos podem vir a ajudar na fabricação de novas formas de sociabilidade, de novos espaços sociais e de novas temporalidades?

Ao futuro leitor, nossa espera: um pouco mais, ajude-nos a buscar territórios e histórias, em uma sociologia a tentar sair da morte em busca da vida, tardia, mas bela.

José Vicente Tavares dos Santos

Maíra Baumgarten

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Mar 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br