Acessibilidade / Reportar erro

Uma metodologia para análises comparativas da capacidade produtiva entre arames maciços (MIG/MAG) e tubulares (eletrodo tubular)

A methodology for comparative analyses of the productive capacity between solid (GMAW) and tubular wires (FCAW)

Diante das diferenças operacionais existentes entre o processo Eletrodo Tubular e o processo MIG/MAG, dois processos de soldagem competitivos em termos de qualidade e produtividade, buscou-se avaliar com uma metodologia a capacidade produtiva de cada processo, sob diferentes aspectos. Realizou-se um estudo comparativo da taxa de fusão, taxa de deposição e rendimento de deposição, concluindo com uma análise da capacidade produtiva de cada arame em questão. Soldagens foram realizadas utilizando-se os arames E71T-1 e ER70S6, sob as proteções gasosas 100%CO2 e Ar+25%CO2 em diferentes níveis de corrente, usando chapas chanfradas. Para se possibilitar uma comparação próxima da realidade prática de cada consumível, procurou-se trabalhar com cada combinação arame/ gás de proteção em condições apropriadas de distância bico de contato-peça e de regulagem de tensão (no caso da faixa de corrente estudada, o arame maciço foi utilizado em curto-circuito, utilizando uma DBCP menor). Fixou-se ainda o mesmo volume do cordão de solda por metro para cada nível de corrente. De um modo geral, o arame tubular utilizado apresentou uma maior taxa de deposição do que o arame maciço, porém com um maior consumo de material para se formar um mesmo cordão. Uma análise econômica mostrou que com o tubular é possível realizar um dado comprimento de solda em menor tempo (maior produtividade), no que pese o maior custo em função do preço dos produtos no momento.

MIG/MAG; Eletrodo Tubular; taxa de fusão; taxa de deposição; capacidade produtiva


Associação Brasileira de Soldagem Rua Dr Guilherme Bannitz, 126 conj 42, 04532-060 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3045 5040, Fax: (55 11) 3045 8578 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abs@abs-soldagem.org.br