Acessibilidade / Reportar erro

Vozes do Sul Global: a midiatização dos feminismos em um podcast de mulheres brasileiras pelo mundo1 1 Este texto deriva do projeto de Pesquisa “Que comece o Matriarcado”, a construção de ativismo on-line e solidariedades off-line entre brasileiras vivendo em Paris, referente à Bolsa Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil, processo 307378/2019-5.

Voces del Sur Global: la mediatización de los feminismos en un podcast de mujeres brasileñas por el mundo

Resumo

O podcast Femigrantes BR se define como “um espaço de conversa de mulheres feministas e imigrantes pelo mundo”. Em maio de 2022, o Femigrantes BR contava com 21 episódios, reunindo histórias de brasileiras que vivem e atuam em diversos países. Na voz das entrevistadas, histórias de vida expandem-se para além do relato pessoal, rico em si mesmo, para conectar-se com estruturas solidamente assentadas como as do racismo e das relações desiguais entre Norte e Sul Global. A partir do objeto e do cenário descritos, procuro investigar qual tem sido a contribuição dos feminismos, enquanto discurso político, para o “empoderamento” dessas mulheres migrantes e analisar como a midiatização do debate feminista reflete na forma como estas atuam na vida pública do país no qual passaram a viver. No esforço para atender a esses pontos, dedico-me a um trabalho imersivo nos meios digitais e, em diálogo com aportes dos estudos feministas da tecnologia, decoloniais, pós-coloniais e da comunicação midiática, intento pensar como ocupação feminista da internet pode potencializar transformações sociais nas estruturas desiguais de gênero e contribuir para desafiar as hierarquias entre Norte e Sul Global.

Palavras-chave:
Femigrantes BR; podcast feminista; midiatização; feminismo decolonial; Sul Global

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) R. São Francisco Xavier, 524, 6º andar, Bloco E 20550-013 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel./Fax: (21) 2568-0599 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sexualidadsaludysociedad@gmail.com