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O popular brasileiro na cultura audiovisual cinematográfica

Resumo

Neste artigo, o objeto de conhecimento consiste nas problematizações do popular internas aos formatos expressivos (no caso, o filme de longa metragem) próprios à cultura audiovisual no Brasil. As metas relacionadas à correlação entre popular brasileiro e cultura audiovisual vêm a reboque das duas seguintes intuições cruzadas que informam o nosso ponto de partida: a) de um lado, entendemos que, ao ser definido como objeto, o popular participa da constituição de campos epistemológicos e artísticos no país, em alguma medida, mediando-os; b) o popular, igualmente, torna-se subsídios às designações do sistema sociotécnico audiovisual no país. A partir da tradição autoral cinematográfica que emerge entre as décadas de 1950 e 1960, entendemos que o exame das retomadas histórico-empíricas da problematização sobre o popular, nas inter-relações do sistema audiovisual com os demais sistemas que compõem a esfera cultural no Brasil, oferece uma oportunidade para a reflexão de como este sistema se insere nos modos de percepção e cognição no arranjo do complexo societário moderno, quando oferece uma alternativa de atribuições de sentido calcadas no seu código ótico, gráfico e oral.

Palavras-chave:
Problematizações do popular; Sistema audiovisual; Formatos expressivos; Esfera cultural; Brasil

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