1. Alimentação Saudável |
1.1. Dinâmicas de mito ou verdade sobre os alimentos e suas características; alimentos ultraprocessados x comida de verdade; lanche saudável. |
1.1. Discutir a importância das escolhas alimentares e do equilíbrio de nutrientes variados na dieta, atentando ao contexto de vulnerabilidade socioeconômica e à disponibilidade regional de alimentos. |
15/06/2017 |
10 |
2. Racismo e suas interfaces |
2.1. Contação de história ‘Menina bonita do laço de fita’ associado a pintura. |
2.2. Promover um debate reflexivo sobre as diferentes formas de racismo e suas implicações na saúde das crianças. |
19/07/2017 |
12 |
3. Saúde Bucal |
3.1. Dinâmica dos dentes e alimentos amigos da saúde bucal; Avaliação da condição de saúde bucal das crianças; distribuição de kit bucal com orientação de uso e pintura de desenhos na temática. |
3.2. Discutir a importância da alimentação e dos hábitos de higiene bucal na manutenção da saúde; orientar a escovação das crianças; ofertar o kit bucal às crianças. |
19/07/2017 |
20 |
4. Afeto e aspectos emocionais |
4.1. Dinâmica da árvore dos afetos. |
4.2. Discutir afeto e suas formas de resistência no contexto de vulnerabilidade socioeconômica. |
22/08/2017 |
10 |
5. Arboviroses e determinação social |
5.1. Teatro de fantoches (Mosquivaldo), pintura de desenhos relativos à temática e jogo de perguntas e respostas. |
5.2. Discutir o adoecimento pelas arboviroses e o processo de determinação social e racismo ambiental. |
13/09/2017 |
15 |
6. Aspectos Motores |
6.1. Oficina de massinha de modelar, oficina de pinturas, jogo pega-varetas. |
6.1. Estimular o desenvolvimento dos aspectos motores (lateralidade, coordenação global e fina, refinamento manual) e uma atividade de lazer. |
18/10/2017 |
13 |
7. Aspectos Cognitivos |
7.1. Jogos de quebra-cabeça, jogo pega-varetas, contação de história. |
7.1. Estimular o desenvolvimento dos aspectos cognitivos (raciocínio lógico, memória, atenção e concentração). |
21/11/2017 |
15 |
8. Expressão dos afetos |
8.1. Jogo de tabuleiro gigante com prendas direcionadas ao afeto e roda de massagem. |
8.1. Estimular a troca de afeto, as trocas sensoriais, interação social e coordenação motora global. |
13/12/2017 |
12 |
9. Reunião de avaliação do Grupo de crianças com participação dos responsáveis |
9.1. Roda de conversa com os responsáveis na unidade de saúde e com as crianças no território. |
9.1. Proporcionar um espaço de avaliação do grupo, sua organização e objetivos em uma devolutiva voltada para o seu aperfeiçoamento. |
18/01/2018 |
7 |
10. Sentidos |
10.1. Caixa dos sentidos |
10.1. Estimular os sentidos através de brincadeiras, como, por exemplo, a caixa de estereognosia. |
12/02/2018 |
12 |
11. Aspectos sociais |
11.1. Contação de história. |
11.1. Auxiliar no desenvolvimento dos aspectos sociais (respeito às regras, respeito ao próximo); interação social. |
15/03/2018 |
14 |
12. Percepção corporal/imagem corporal |
12.1. Autodesenho na cartolina e roda de conversa sobre autopercepção. |
12.1. Estimular a percepção das crianças quanto à construção da sua identidade e respeito sobre os diferentes fenótipos e outras características corporais. |
11/04/2018 |
15 |
13. Verminoses |
13.1. Montagem do quadro de hábitos de higiene e cuidados em saúde para prevenção de helmintoses. |
13.1. Orientar as crianças no cuidado e na prevenção de helmintoses, de maneira contextualizada. |
26/04/2018 |
20 |
14. Jogos tradicionais e cooperativos |
14.1. Oficina de ginástica rítmica e construção de materiais. |
14.2. Educar para a livre expressão corporal e consciência corporal; além de estimular a cooperação, a criatividade e a comunicação entre as crianças. |
16/05/2018 |
13 |
15. São João |
15.1. Quadrilha Junina e banquete junino. |
15.2. Fortalecer os laços comunitários e da cultura regional. |
13/06/2018 |
25 |
16. Horta orgânica |
16.1. Construção de horta orgânica com uso de materiais de baixo custo/recicláveis. |
16.2. Estimular a alimentação saudável, a relação com a terra e o pertencimento ao território do campo. |
15/08/2018 |
10 |
17. Meio ambiente e Sustentabilidade |
17.1. Oficina de brinquedos feitos com materiais recicláveis (rolos de papel higiênico vazios, tampinhas e garrafas pet, palitos de churrasco e papel usado). |
17.2. Discutir o papel da comunidade na promoção de um ambiente mais saudável e na diminuição do acúmulo de resíduos sólidos a partir de sua reutilização pela reciclagem. |
17/09/2018 |
16 |
18. Dia das crianças |
18.1. Caça ao tesouro, lanche e entrega de lembrancinhas; roda de capoeira Angola. |
18.2. Proporcionar um ambiente de lazer e saúde mental para as crianças e suas famílias a partir de brincadeiras que estimulassem a coletividade e o trabalho em equipe; resgate das ancestralidades negras através da discussão sobre a capoeira e sua relação com a história do povo negro. |
11/10/2018 |
26 |
19. Mês da consciência negra |
19.1. Oficina de pinturas com inspiração tribal africana; Oficina de turbantes e amarrações. |
19.2. Discutir o histórico de formação da nossa sociedade escravocrata e valorizar a cultura e a resistência do povo negro, enaltecendo aspectos estéticos, musicais, de dança e luta. |
14/11/2018 |
12 |
20. Leitura coletiva |
20.1. Contação de histórias com temáticas diversificadas. |
20.2. Desenvolver o hábito da leitura como forma de ampliar a visão de mundo, vocabulário e a capacidade interpretativa crítica. |
13/12/2017 |
12 |
21. Férias e lazer |
21.1. Oficina de boliche feito com garrafa pet e latas. |
21.2. Abordar o direito ao lazer, ao brincar e às férias, trazendo alternativas de brincadeiras contextualizadas. |
07/01/19 |
15 |
22. Bloco da saúde |
22.1. Oficina de máscaras e marchinha de carnaval. Exposição de estandarte. |
22.2. Promover o fortalecimento dos laços comunitários e da cultura regional. |
04/02/2019 |
17 |
23. Encontro de encerramento. |
23.1. Exposição das atividades do grupo em um mural. Festa de encerramento com brincadeiras e avaliação do grupo. |
23.2. Confraternizar e resgatar as atividades desenvolvidas durante todos os meses entre os residentes e as crianças. |
23/02/2019 |
25 |