Governança e coordenação municipal
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Planejamento de resposta |
- O início precoce e a rápida disseminação da epidemia dificultaram o planejamento, porém a experiência com epidemias anteriores auxiliou na tomada das primeiras medidas |
- Plano de contingência regional, articulado com SES - Construído em diálogo com universidades e prestadores de serviço SUS, com participação do Conselho de Saúde |
- Participação das OSS que coordenam 80% dos serviços do município |
Comitê de crise Coordenação, Composição e funcionamento
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- Integrado entre SMS e SES - Integrantes da gestão da saúde municipal e estadual - Reuniões semanais - Publicações de decretos semanalmente |
- Gabinete da Prefeita - SMS, universidades, conselho de saúde e representantes do comercio, sindicato e indústria - Reuniões semanais - Decretos do município discutidos nesse grupo |
- Gabinete do Prefeito - SMS, representantes da polícia, dos bombeiros e do comércio - Reuniões semanais - Decisões publicadas por meio de decretos |
Gestão da resposta |
- Parcerias com a SES e academia possibilitaram ter acompanhamento epidemiológico e simulações semanalmente, com o cálculo do RT e com projeções |
- Gestão compartilhada desde o princípio até o momento presente - Diálogo muito próximo com a equipe |
- Foco dado no monitoramento de indicadores dos serviços contratados pelas OSS |
Comunicação |
- Notas técnicas para orientar profissionais e a população. - Uso de redes sociais |
- Uso de notas técnicas para equipes e esclarecer a população - Uso de redes sociais |
- Uso decretos e notas técnicas para orientar profissionais e a população - Uso de redes sociais |
Gestão de insumos |
- Dificuldade de acesso a insumos devido ao rápido pico de casos - Pequena capacidade laboratorial |
- Dificuldade de aquisição de EPIs e insumos em geral - Grande aumento de preços e burocracia para compras, apesar da flexibilização da legislação |
- Maior agilidade para aquisição de insumos pela parceria com as OSS |
Prevenção e vigilância
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Restrição de mobilidade |
- Lockdown rigoroso - Decreto de isolamento social com o fechamento de escolas e do comercio em 19 de março |
- Lockdown rigoroso - Questionamento se não foi precoce - Campanha eleitoral dificultou a restrição de mobilidade |
- Adotadas medidas restritivas |
Vigilância |
- Escassez de testes exigiu repensar os indicadores sensíveis para acompanhar a epidemia - Criado sistema que integra informações da APS, secundária e terciária com a vigilância para monitorar taxa de ocupação de leitos e casos de SRAG - Possibilitou a geocodificação - de todas as unidades de pronto atendimento, hospitais e unidades básicas em relação aos pacientes suspeitos e confirmados |
- Reforço da equipe com apoiadoras técnicas da APS - aumentou sobre o conhecimento do funcionamento das UBS - Integração das vigilâncias (epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador), articulando com a atenção primária - Monitoramento de Instituições Longa Permanência de Idosos, população carcerária, comunidades terapêuticas e saúde do trabalhador - Mapa de calor do comportamento da pandemia dentro do município |
- Criação de BI para notificar a SRAG de todos os hospitais públicos e particulares para monitoramento de pacientes graves e óbitos - Uso do e-Notifica para notificação de SRAG pela própria equipe de APS - Uso de telefone e WhatsApp usados com os pacientes para garantir acesso e rastreamento |
Testagem |
- Limitação inicial de testes retardou o testagem em maior volume - Necessidade de fazer test agem post mortem
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- Treinamento de profissionais de enfermagem para coleta de PCR em domicílio - UBS faziam teste rápido - Criação de central de triagem (0800) para atendimento de pessoas que tivessem qualquer sintoma. Se suspeita positiva, coletava-se PCR domiciliar e orientava-se a ficar em isolamento - Parceria com a Universidade para agilizar resultados dos testes - Trabalho próximo com os laboratórios privados |
- Estratégia de testagem por PCR drive-thru - Call center para agendamento de testagem por bloco de horários no drive-thru
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Isolamento |
- Difícil de ser implementado em razão de mais de 1 milhão de pessoas morarem em assentamentos considerados precários, com grande desigualdade socioeconômica |
- Acompanhamento de todos os casos, dos contratantes, contratantes em isolamento, o que auxiliou a retardar a transmissão comunitária - Foram ofertadas escolas para quem não pudesse fazer isolamento domiciliar. Porém, foi não utilizado |
- Em ambiente hospitalar, quando necessário |
Assistência à saúde
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Organização da atenção à Covid-19 |
- Organização de uma linha de cuidado Covid, articulando 12 UPA com os hospitais leitos covid - Adoção de critério de gravidade para orientar local mais adequado de atendimento ao paciente. - Criação de transporte comunitário, diferente do Samu, para permitir ao paciente o deslocamento no momento de isolamento social |
- Estratégia de zoneamento para evitar contaminação cruzada, com definição de leitos exclusivos para Covid-19 - Oferta de teleconsulta em parceria com as universidades para consulta com médicos - Suspensão temporária de procedimentos eletivos. Ex.: saúde bucal |
- Suporte de tele consultorias e a educação permanente para supervisão clínica de casos de Covid-19 integrando APS, UPA, o melhor em casa, e o hospital |
APS |
- Falta de EPI no início limitou o trabalho da APS e dos ACS - Aos poucos, as 120 UBS foram envolvendo na resposta - APS manteve as atividades de rotina e passou a ofertar oxímetro - A geocodificação passou a orientar a visitas de ACS na visita aos pacientes - Verificou-se redução de mortalidade e de complicações após APS na linha de frente - Problema com profissionais médicos que prescrevem ‘tratamento preventivo’ de kit covid, com hidroxicloroquina |
- APS fazia atendimentos Covid-19 e não Covid-19: pacientes com sintomas gripais de manhã e à tarde todas as outras demandas - Articulação da APS com vigilância epidemiológica para monitoramento de todas as notificações de síndromes gripais do município - Dificuldades com a insegurança das equipes de saúde em relação ao desconhecimento do vírus - Manutenção de serviços voltados para as crianças, neonatos, mulheres e idosos, justamente para essa população mais vulnerável |
- A APS assumiu um protagonismo, coordenando a rede de atenção - Integração efetiva da APS com a vigilância para comunicação de casos - Estabelecimento de fluxo para sintomático e o respiratório em todas as unidades de atenção - UBS com funcionamento em horário normal atendia sintomático, respiratório gestante, crianças e doentes crônicos que precisassem urgência |
Atenção hospitalar |
- Ampliação de cerca de 400 leitos para pacientes Covid-19. - Abertura de hospital de campanha e arrendamento de hospital privado |
- Organização de UTI e leitos Covid-19 no hospital escola |
- Não foi implementado hospital de campanha - Ativação de hospital na região central da cidade que permanecerá após a pandemia |