Acessibilidade / Reportar erro

Algo a ensinar e a aprender: o sofrimento psíquico e a saúde mental de educadores no Alto Oeste Potiguar1 1 Apoio: Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN).

Resumo

Este artigo, originado do projeto de pesquisa Nascido nas sombras: percepção da comunidade acadêmica de Pau dos Ferros sobre sofrimento psíquico e saúde mental, analisou a condição da saúde de docentes em instituições de ensino do município de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, tendo como objetivo identificar a existência de danos e fatores de impacto na saúde dos profissionais. Metodologicamente, a pesquisa, de natureza qualitativa e realizada entre 21 de fevereiro de 2019 e 21 de março de 2019 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), indagou, a partir de um questionário semiestruturado, 34 docentes por amostragem estratificada proporcional. A análise de conteúdo foi a estratégia utilizada para decodificar as falas e os resultados apontaram para uma estimativa de cerca de 60% do público-alvo, ou seja, 20 dos 34 respondentes deram indicativos de sofrimento psíquico, cargas excessivas e condições inadequadas de trabalho, estresse constante, forte pressão social, ausência de momentos de lazer, dentre outros. Considera-se que o conjunto de fatores que determinaram um índice tão elevado representam um sério alerta para a saúde desses profissionais e a necessidade de políticas de saúde que atendam a esse segmento.

Palavras-chave:
Sofrimento Psíquico; Saúde Mental; Educadores; Alto Oeste Potiguar. Representações Sociais

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br