Acessibilidade / Reportar erro

“POR QUE HOMOSSEXUAIS SÓ EXISTEM NA CIDADE?” A RECENTE “INSTITUCIONALIZAÇÃO” DA “HOMOSSEXUALIDADE” NO SUL DE MOÇAMBIQUE* * Agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por ter apoiado financeiramente essa pesquisa.

“WHY DO HOMOSEXUALS ONLY EXIST IN CITIES?” THE RECENT “INSTITUTIONALIZATION” OF “HOMOSEXUALITY” IN SOUTHERN MOZAMBIQUE

Resumo

A partir de pesquisa etnográfica realizada nos últimos anos no sul de Moçambique, o presente artigo responde antropologicamente à pergunta colocada por um telespectador moçambicano sobre o porquê da inexistência de sujeitos homossexuais em contextos rurais locais. O argumento central aqui apresentado é de que ainda que o desejo (homo)erótico preceda e prescinda da linguagem, a constituição de um sujeito propriamente homossexual não. Logo, as cidades oferecerão não apenas um ambiente propício para a vivência de experiências eróticas e identitárias desse sujeito, mas também a episteme necessária para que ele se constitua como tal.

Palavras-chave
África; LGBT; história; antropologia; sexualidade

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com