Acessibilidade / Reportar erro

APRENDIZ DE FEITICEIRO - A PEDAGOGIA DA ANTROPOLOGIA DE MARCEL MAUSS* * Dedicado a Carlos Rodrigues Brandão, Neusa Gusmão e Tânia Dauster, “Mestres” pioneiros na antropologia da educação no Brasil.

SORCERER’S APPRENTICE - MARCEL MAUSS’S PEDAGOGY OF ANTHROPOLOGY

Resumo

Marcel Mauss (1872-1950) é considerado um dos fundadores da Antropologia Social francesa na primeira metade do século XX. Ele reuniu em torno de si um conjunto de pessoas, instituições, representações e práticas que marcaram a história da antropologia moderna desde então. Embora não tenha desenvolvido estudos específicos sobre a educação, sua experiência acadêmica, suas atividades políticas e culturais, sua obra, são fontes inquestionáveis de inspiração e de reflexão sobre processos de ensino e de aprendizagem. A partir da trajetória intelectual e pedagógica de Mauss, o texto destaca algumas de suas ações acadêmicas, pedagógicas e institucionais em torno da etnografia, dos museus, do corpo e da aprendizagem, visando contribuir para o diálogo da antropologia com a educação.

Palavras-chave:
Mauss; Etnografia; Museu; Corpo; Educação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com