Acessibilidade / Reportar erro

PRISÃO-CAMPO: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE CONFINAMENTO NO SISTEMA CARCERÁRIO FLUMINENSE1 1 Os relatórios foram requeridos à Defensoria com recurso à Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011. O volume de relatórios analisados não corresponde à totalidade das inspeções feitas no período. * * Este trabalho é fruto de minha atuação como pesquisador de pós-doutorado (PNPD/Capes) junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para sua produção pude me beneficiar da interlocução com Michel Misse, Fernando Rabossi, Rodrigo Santos, Mariana Cavalcanti, Fábio Araújo, Cesar Pinheiro Teixeira, Fábio Mallart e colegas do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT/RJ), entre outros. A eles, aos editores e aos pareceristas anônimos da revista, meus sinceros agradecimentos.

PRISON-CAMP: AN ANALYSIS OF THE CONFINEMENT CONDITIONS IN THE RIO DE JANEIRO PRISON SYSTEM

Resumo

O objetivo central deste trabalho é lançar luz sobre as condições de confinamento que vigoram nas unidades prisionais do Rio de Janeiro, tais como se apresentam nos relatórios de inspeção elaborados pela Defensoria Pública estadual, no âmbito do programa de monitoramento do sistema carcerário. O material empírico é analisado a partir de reflexões sobre o papel do direito, seus códigos e instituições para a emergência, expansão e funcionamento atual do cárcere. Como os relatórios analisados sugerem uma aproximação entre as prisões inspecionadas e os campos de concentração nazista, procura-se elaborar algumas das condições, implicações e possibilidades de tal associação, avançando a hipótese de que, no sistema penitenciário fluminense, figurações de prisão e de campo estabeleceriam uma relação de “devir”, nos termos de Deleuze e Guattari.

Palavras-chave:
Prisão; Campo; Tortura; Condições de confinamento; Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com