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A GLOSA NO SERTÃO DO PAJEÚ (PERNAMBUCO, BRASIL): FORMAS POÉTICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS* * Os dados etnográficos e registros audiovisuais citados no artigo foram produzidos por João Miguel Sautchuk em 2015, 2017 e 2018, durante a pesquisa para o registro do repente como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, contando com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan (Projeto 914BRZ4012/2015 e TED 001/2017) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) (Projeto 914BRZ4012/2015). Lucas Oliveira de Moura Arruda contribuiu com análises musicológicas e etnográficas sobre a glosa, realizando as transcrições em partitura incluídas neste artigo. O Dossiê resultante (Iphan, 2021) deve ser publicado em breve pelo Iphan. Agradecemos ao Iphan, em especial ao Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan, ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan e à Superintendência do Iphan em Pernambuco. Agradecemos também a Carlos Sandroni (UFPE), pela elaboração de parâmetros para as análises musicológicas do Dossiê de Registro do Repente que foram seguidos aqui.

THE GLOSA AT SERTÃO DO PAJEÚ (PERNAMBUCO, BRASIL): POETIC FORMS AND SOCIAL INTERACTIONS

Resumo

Este artigo investiga nexos entre formas expressivas e interações sociais a partir de uma análise etnográfica da glosa - uma prática de improviso poético no sertão nordestino - e suas transformações contemporâneas. Para tal, buscou-se conciliar fundamentos teóricos da linguística (estruturação dos códigos comunicativos), da antropologia linguística (a centralidade da situação e dos contrastes entre diferentes códigos) e da etnomusicologia (a necessidade de captar a dimensão concreta, acessível aos sentidos, das estruturas e códigos culturalmente construídos). São referências nesse sentido as contribuições de Steven Feld à análise das artes verbais e suas reflexões teóricas sobre os trânsitos epistemológicos entre linguística e etnomusicologia e sobre as relações entre linguagem, música, som e vida social.

Palavras-chave:
Formas expressivas; Improviso; Poesia; Música; Linguagem

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