Acessibilidade / Reportar erro

Sífilis congênita: desempenho de serviços da atenção primária paulista, 2017

RESUMO

OBJETIVO

Avaliar as ações de prevenção da sífilis congênita em serviços de atenção primária à saúde no estado de São Paulo.

MÉTODOS

Pesquisa avaliativa transversal que utilizou indicadores extraídos da aplicação do inquérito de Avaliação e Monitoramento de Serviços de Atenção Básica (QualiAB) no estado de São Paulo em 2017. Foi construída uma matriz avaliativa composta de 31 indicadores de prevenção da sífilis congênita, categorizados em quatro domínios de análise: diagnóstico e tratamento da sífilis adquirida (10); infraestrutura e recursos básicos (7); prevenção da sífilis congênita no pré-natal (7); e ações educativas e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (7). Calculou-se a frequência dos serviços com respostas positivas para cada indicador e o percentual de desempenho dos serviços a partir da proporção de indicadores referida por serviço e da média geral observada. Posteriormente, os serviços foram classificados em quatro grupos de qualidade e foram estimadas associações entre os grupos e cada indicador, tipo de arranjo organizacional e localização.

RESULTADOS

Participaram 2.565 serviços, localizados em 503 municípios, com média geral de desempenho de 74,9%. O domínio “diagnóstico e tratamento da sífilis adquirida” obteve maior desempenho (89,8%), seguido de “infraestrutura e recursos básicos” (79,5%), “prevenção da sífilis congênita no pré-natal” (73,3%) e “ações educativas e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis” (56,8%). Observou-se uma diferença significativa entre os grupos de qualidade e todos os indicadores e tipos de arranjos organizacionais.

CONCLUSÕES

Os serviços avaliados possuem limitações no desenvolvimento das ações de prevenção da sífilis congênita, principalmente relacionadas à educação em saúde e às ações inseridas no acompanhamento pré-natal, como rastreio e tratamento adequado da gestante e sua parceria. São necessárias mudanças no processo de trabalho, com a ampliação de ações educativas e de vigilância, assim como a qualificação das equipes para o cumprimento dos protocolos de maneira efetiva.

Sífilis Congênita; Atenção Primária à Saúde; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Prevenção de Doenças; Inquéritos e Questionários

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br