Acessibilidade / Reportar erro

Tendência das taxas de mortalidade de câncer de pulmão corrigidas no Brasil e regiões

RESUMO

OBJETIVO

Descrever a tendência da mortalidade por câncer de pulmão no Brasil e regiões, antes e após as correções por sub-registro de óbitos, redistribuição de causas mal definidas e causas inespecíficas.

MÉTODOS

Foram utilizados dados de óbitos por câncer de pulmão da população de 30 a 69 anos, notificados ao Sistema de Informação sobre Mortalidade, entre 1996 e 2011, corrigidos para sub-registro de óbitos, declaração de sexo e idade ignorados e causas com códigos mal definidos e inespecíficos segundo sexo, idade e região. Foram calculadas taxas padronizadas por idade para dados brutos e corrigidos. Realizou-se análise da tendência temporal da mortalidade por câncer de pulmão por meio do modelo de regressão com erros autorregressivos.

RESULTADOS

O câncer de pulmão no Brasil apresentou taxas mais elevadas em homens que em mulheres e a região Sul foi a que apresentou maior risco de morte em 1996 e 2011. A mortalidade tendeu a reduzir para o sexo masculino e a aumentar para o sexo feminino.

CONCLUSÕES

O câncer de pulmão no Brasil apresenta padrão de distribuição diferente segundo sexo, com taxas mais elevadas em homens e com redução da tendência de mortalidade para o sexo masculino e aumento das taxas para o sexo feminino.

Neoplasias Pulmonares, mortalidade; Mortalidade, tendências; Sub-Registro; Registros de Mortalidade

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br