Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos para avaliação da sonolência diurna excessiva em crianças e adolescentes brasileiros: revisão sistemática

Resumo

Objetivo

Revisar sistematicamente a literatura sobre os instrumentos utilizados para avaliar a sonolência diurna excessiva (SDE) em crianças e adolescentes brasileiros.

Fontes de dados

Revisão sistemática da literatura por meio das bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System (MEDLINE), via PubMed, Scopus, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) e SPORTDiscus, sem limite temporal para as buscas. Os critérios de elegibilidade considerados foram estudos em inglês e português, artigos originais que utilizaram questionários para a avaliação da SDE e com amostra de crianças e/ou adolescentes brasileiros. Nas estratégias de busca, os seguintes termos foram combinados por meio dos operadores booleanos “OR” e/ou “AND”: drowsiness, disorders of excessive somnolence, excessive daytime sleepiness, day sleepiness, midday sleepiness, daytime sleepiness, adolescents, Brazil, Brazilian adolescents e children.

Síntese dos dados

Foram selecionados 16 artigos, nos quais se identificaram nove instrumentos distintos aplicados em 8.240 crianças e adolescentes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. A média da qualidade metodológica dos estudos foi de 16,1±1,9 pontos. Os instrumentos utilizados com maior frequência foram o Pediatric Daytime Sleepiness Scale (PDSS) e o Karolinska Sleepiness Scale (KSS), porém somente o questionário PDSS apresentou valores de confiabilidade adequados para avaliar a SDE em crianças e adolescentes brasileiros.

Conclusões

Atualmente, o PDSS foi o único instrumento que exibiu valores de confiabilidade para avaliar a SDE em crianças e adolescentes brasileiros. Sugere-se que pesquisas futuras relacionadas à SDE em crianças e adolescentes façam a validação no Brasil de outros instrumentos e apresentem os valores de consistência interna.

Palavras-chave:
Sonolência; Distúrbios do sono por sonolência excessiva; Saúde do adolescente; Adolescentes; Crianças

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br