Acessibilidade / Reportar erro

Telessaúde para crianças e adolescentes com doenças pulmonares crônicas: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Revisar o impacto da telessaúde na qualidade de vida, redução das exacerbações pulmonares, número de dias em uso de antibióticos, adesão ao tratamento, função pulmonar, visitas à emergência, hospitalizações e estado nutricional de indivíduos com asma e fibrose cística.

Fontes de dados:

Foram utilizadas quatro base de dados, sendo, MEDLINE, LILACS, Web of Science e Cochrane, além de pesquisas manuais nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, publicados no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2020, com participantes de 0 a 20 anos.

Síntese dos dados:

Setenta e um registros foram identificados após a remoção das duplicatas e doze estudos foram elegíveis para síntese. Os ensaios utilizaram aplicativos para celular (n=5), plataformas da web (n= 4), unidade de telemedicina móvel (n=1), software com registro eletrônico (n=1), espirômetro remoto (n=1) e plataforma ativa de videogames (n=1). Três ensaios utilizaram duas ferramentas, incluindo chamadas telefônicas. Entre os diferentes tipos de intervenções, observou-se melhora na adesão, qualidade de vida e de variáveis fisiológicas para intervenções de aplicativos móveis e plataformas de jogos em comparação com os cuidados habituais. Visitas ao pronto-socorro, consultas médicas não agendadas e internações não foram reduzidas. Houve considerável heterogeneidade entre os estudos.

Conclusões:

Os achados sugerem que a melhora do controle dos sintomas, da qualidade de vida e da adesão ao tratamento podem ser atribuídos às intervenções tecnológicas utilizadas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para comparar a telessaúde com o atendimento presencial e indicar as ferramentas mais efetivas na rotina de cuidados à população infantil com doenças crônicas pulmonares.

Palavras-chave:
Telessaúde; Asma; Fibrose cística; Qualidade de vida

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br