Acessibilidade / Reportar erro

Desvios nutricionais em crianças: análise comparativa dos dados do sistema de vigilância alimentar e nutricional e os obtidos por antropometristas

RESUMO

Objetivo:

Comparar as prevalências de desvios nutricionais em crianças menores de cinco anos de idade de acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) com as obtidas por antropometristas treinados.

Métodos:

Realizou-se estudo transversal descritivo contemplando dados de 10 municípios procedentes de duas fontes: i) do SISVAN Web (base secundária) e ii) de uma pesquisa de avaliação da implantação das ações de alimentação e nutrição na Estratégia Saúde da Família no estado da Paraíba (base primária); com 24.137 e 897 indivíduos, respectivamente. As proporções de peso elevado, segundo os índices peso/idade (P/I), peso/estatura (P/E) e índice de massa corpórea/idade (IMC/I), e de estatura baixa segundo o índice estatura/idade (E/I), entre as classificações do SISVAN Web e as referidas aos dados obtidos por antropometristas treinados, foram comparadas por meio do teste Z de diferença de proporções.

Resultados:

As frequências de peso elevado, de acordo com o P/I (10,0 vs. 7,8%), o P/E (17,2 vs. 14,3%) e o IMC/I (18,1 vs. 14,4%), assim como de estatura baixa (12,3 vs. 8,6%), foram maiores com base nos dados do SISVAN Web do que as obtidas quando foram usadas as medidas realizadas por antropometristas treinados, sendo as diferenças significantes.

Conclusões:

Os achados apontam distorções nas classificações nutricionais das crianças menores de cinco anos de idade acompanhadas pelo SISVAN Web.

Palavras-chave:
Antropometria; Avaliação nutricional; Vigilância nutricional; Programas de nutrição; Criança

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br