Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de intervenções conduzidas por agentes comunitários de saúde nos níveis de atividade física em crianças: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Identificar as estratégias e os efeitos de intervenções conduzidas por agentes comunitários de saúde (ACS) nos níveis de atividade física (AF) em crianças e adolescentes.

Fontes de dados:

Em agosto de 2020, uma revisão sistemática, delineada de acordo com os itens da lista de verificação PRISMA, foi desenvolvida por meio de buscas em sete bases de dados eletrônicas e em listas de referências. Foram procurados estudos originais, sem restrição quanto ao ano de sua publicação, escritos em espanhol, inglês e português, que desenvolveram intervenções implementadas por ACS envolvendo conteúdos teóricos e/ou práticas de AF com foco em crianças e/ou adolescentes na faixa entre os 3 e os 19 anos de idade.

Síntese dos dados:

Dos 2.321 estudos inicialmente avaliados, foram incluídos oito, direcionados a amostras com características mais específicas (clínicas, étnicas e/ou socioeconômicas). Em todos os estudos, ACS receberam treinamento prévio para a condução de atividades educativas. Em três ensaios não controlados foram observados resultados positivos envolvendo indicadores de AF moderadas, vigorosas e redução da inatividade física. Complementarmente, dois resultados positivos foram encontrados na redução do comportamento sedentário.

Conclusões:

Mesmo que a maior parte das intervenções incluídas não tenha apresentado efeitos significativos no aumento dos níveis de AF, a evidência disponível reforça o papel dos ACS como uma importante estratégia de diálogo entre os serviços de saúde e as comunidades mais vulneráveis e sugere maior articulação desses profissionais nas ações desenvolvidas no contexto escolar.

Palavras-chave:
Atividade física; Agentes comunitários de saúde; Criança; Adolescente; Revisão sistemática

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br