Acessibilidade / Reportar erro

Validação do conteúdo de um questionário para a avaliação do conhecimento de pediatras e médicos da família e comunidade sobre obesidade

RESUMO

Objetivo:

Validar o conteúdo de um questionário para a avaliação das atitudes e práticas nas consultas de puericultura, para o reconhecimento do sobrepeso e da obesidade, seus fatores de risco e barreiras encontradas para abordar o tema por pediatras e médicos da família.

Métodos:

Foi utilizada a técnica de Delphi, com o objetivo de alcançar um consenso sobre determinado assunto, por meio da opinião dos especialistas. Foi mensurado o índice de validade de conteúdo por item, por eixo e para o questionário geral. A concordância entre os avaliadores foi calculada utilizando-se coeficiente de concordância adequado à distribuição de respostas, tal como o AC2 de Gwet com ponderação ordinal.

Resultados:

Foram convidados 63 juízes para avaliar e opinar sobre o questionário. Cinquenta e dois aceitaram o convite e analisaram o instrumento. Após duas rodadas, o questionário foi finalizado por atingir o índice de validação de conteúdo (IVC) adequado para o presente estudo. O questionário final terminou com 40 questões, e o índice final do questionário atingiu 95%. O índice de concordância geral entre os juízes foi de 0,905.

Conclusões:

Este instrumento, construído para avaliar as atitudes e práticas, conhecimento e barreiras encontrados na abordagem do problema da obesidade por médicos da atenção básica, obteve IVC maior que 0,8 e excelente índice de concordância dos 52 juízes. Assim, seu conteúdo pode ser considerado validado.

Palavras-chave:
Obesidade; Inquéritos e questionários; Estudos de validação; Obesidade pediátrica; Manejo da obesidade

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br