Acessibilidade / Reportar erro

Uso excessivo de redes sociais por estudantes de ensino médio do sul do Brasil

Resumo

Objetivo:

Avaliar a prevalência do uso excessivo de redes sociais e identificar os seus fatores associados em estudantes do ensino médio do Sul do Brasil.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal de base populacional. Foram elegíveis para esta pesquisa todos os estudantes que estavam cursando o ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Rio Grande, no 2º semestre de 2019. No total, 513 alunos participaram do estudo. A variável dependente deste estudo foi o uso excessivo de redes sociais, definido como mais de cinco horas por dia. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas e, para verificar as associações, foi utilizada a regressão de Poisson, com ajuste robusto da variância.

Resultados:

A prevalência de estudantes que relataram uso excessivo de redes sociais foi de 35,9%. Os grupos mais suscetíveis a usar excessivamente as redes sociais foram: sexo feminino, cor de pele preta/parda e faixa etária entre 18 e 20 anos. Houve associação entre uso excessivo de redes sociais com tabagismo, risco de depressão, ansiedade e estresse, risco elevado de suicídio e uso de drogas.

Conclusões:

Mais de um terço dos estudantes usava em excesso as redes sociais. Esse comportamento esteve associado com desfechos negativos em saúde.

Palavras-chave:
Adolescente; Rede social; Comportamento de risco; Estudos transversais

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br