Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções nutricionais em crianças e adolescentes com paralisia cerebral: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Revisar sistematicamente a literatura em busca das intervenções e indicações nutricionais mais adequadas e eficazes para o tratamento nutricional de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC).

Fontes de dados:

Esta revisão foi conduzida de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses — PRISMA. Os artigos foram selecionados em sete bases de dados (Cochrane, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde — Lilacs, Embase, United States National Library of Medicine — PubMed, Scientific Electronic Library Online — SciELO, Scopus, and Web of Science). Foram incluídos estudos de um grupo pediátrico (zero a 18 anos) com diagnóstico de PC e a estratégia de busca incluiu os descritores: “children” OR “childhood” AND “nutritional therapy” OR “nutritional intervention” OR “nutrition” OR “nutritional support” OR “diet” AND “cerebral palsy” OR “cerebral injury”. A qualidade metodológica foi avaliada utilizando a lista de verificação para estudos transversais analíticos, escala Newcastle-Ottawa ou ferramenta da Cochrane Collaboration, para ensaios clínicos.

Síntese dos dados:

Quinze estudos (n=658) publicados de 1990 a 2020 preencheram os critérios de inclusão. Todos tiveram baixo risco de viés. Os dados mostraram que crianças e adolescentes com PC apresentam pior estado nutricional do que os normalmente desenvolvidos. Aqueles que receberam suplementação nutricional hipercalórica e hiperproteica beneficiaram-se de seu uso. Estudos demonstram que a nutrição enteral deve ser considerada quando as necessidades nutricionais não são supridas pela dieta oral, principalmente nos casos em que as funções oromotoras estão prejudicadas. Além disso, houve relação direta entre a consistência dos alimentos, o nível de função motora e o estado nutricional.

Conclusões:

Crianças e adolescentes com PC têm maior risco de desnutrição. O uso de suplementação nutricional pode auxiliar no ganho de peso desses pacientes. Além disso, a nutrição enteral e a modificação da textura dos alimentos têm sido artifícios utilizados para a melhora do estado nutricional neste grupo.

Palavras-chaves:
Paralisia cerebral; Terapia nutricional; Desnutrição; Revisão

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br