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Ingesta de cálcio dietético em pré-escolares e escolares brasileiros: revisão da literatura

RESUMO

Objetivo:

Mapear e sintetizar as evidências sobre a adequação do consumo de cálcio dietético e laticínios em crianças brasileiras pré-escolares e escolares.

Fontes de dados:

As buscas pelas evidências foram realizadas nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline, via PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs, via Biblioteca Virtual em Saúde — BVS), sem restrição de data ou idioma de publicação. Foram incluídos estudos experimentais ou observacionais que avaliaram crianças brasileiras saudáveis com idade entre dois e 12 anos incompletos.

Síntese dos dados:

Foram incluídos 18 estudos. Sete de 11 estudos (63,6%) identificaram valores médios da ingesta de cálcio dietético abaixo do recomendado para a idade, principalmente em escolares, com a progressão da faixa etária. Entre os pré-escolares, estudos com pesagem direta dos alimentos apresentaram maiores valores médios de cálcio dietético ingerido comparados aos obtidos com recordatório alimentar. Crianças frequentadoras de creches públicas em regime de meio período tiveram a maior inadequação da ingesta de cálcio. A ingesta de leite e derivados foi menor entre as crianças com idade mais avançada, principalmente em escolares.

Conclusões:

A inadequação da ingesta de cálcio dietético parece ser prevalente no Brasil, principalmente em escolares. Sendo assim, a avaliação da ingestão de leite e derivados é um ponto a ser observado para a realização de ações corretivas nessa faixa etária.

Palavras-chave:
Cálcio na dieta; Criança; Brasil; Laticínios

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